Comemoração Saúde

Porque dia 18 de Outubro é comemorado o Dia do Médico no Brasil?

A escolha do dia 18 de Outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos. O Brasil é um dos maiores países cristãos e, como não poderia ser diferente, herdou muito de suas tradições da religião.

São Lucas, padroeiro dos médicos na religião católica, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Em ordem cronológica, seu evangelho é o terceiro. Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido. Ele teria vivido no século I d.C., mas não se sabe com exatidão a data de seu nascimento, bem como a data de sua morte.

Mesmo sem provas documentadas, para a Igreja, existem provas indiretas de que ele foi médico, sendo possível encontrar as principais delas na própria Bíblia. Referências históricas também dizem que Lucas foi um médico bondoso, altruísta e que se dedicava aos seus pacientes.

A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais – é comum em vários países de base cristã, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do próprio Brasil.

O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.

Diante de tantos desafios, os médicos merecem que o 18 de Outubro seja uma data para o reconhecimento desse profissional e de sua importância para a sociedade.

O Grupo Prever Centro Médico, parabeniza o profissional que cuida da saúde e bem-estar das pessoas, através da investigação, pesquisa, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Coronavírus Saúde

Prevenção do Coronavírus

Faça a sua parte! Siga estes cuidados e evite a propagação do COVID-19.

1 – Primeiramente sem pânico
A pandemia já era iminente, mas nós podemos fazer essa história ser diferente aqui no Brasil.

2 – Sem fake news
Se quer ser o primeiro a divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde (saude.gov.br) possui informações confiáveis. Duvidou, não repasse!

3 – Sem beijo, abraço e aperto de mão
Nosso país é caloroso, é a nossa característica reconhecida mundialmente. Mas vamos mudar o hábito por um ano. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4 – Visita aos idosos podem esperar também
Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. Podemos evitar de levar algo indesejado para eles.

5 – Lave sempre as mãos e procure não tocar o rosto
Não precisa nem explicar. Lave frequentemente!

6 – Cubra o rosto quando tossir
Dê preferência usando os ombros ou braços.

7 – Respeite o próximo
Bom senso nunca é demais. Pode ter uma pessoa precisando mais que você. Sem correria, empurrão e brigas. Respeite sempre!

8 – Evite aglomerações
Se puder permanecer em casa, evitar locais fechados, com muitas pessoas, fazer home-office, melhor.

9 – Sempre alerta
Nós podemos ser os vigilantes. Se souber de algum caso, REPORTE!

Para mais informações acesse: www.saude.gov.br

Abrir Chat
WhatsApp
Olá, como podemos te ajudar?
Envie sua mensagem.